sábado, 28 de abril de 2012

Dia do Profissional de Eventos

Dia do Profissional de Eventos
Na próxima segunda-feira 30 de abril estaremos comemorando no Brasil o Dia do Profissional de Eventos, uma homenagem mais do que merecida para todos aqueles profissionais que, discretamente, nos bastidores da produção, se entregam em corpo e alma aos cuidados dos mínimos detalhes que permitem transformar sonhos em realidade.

Esses profissionais da perfeição, nos quais pouquíssimas vezes reparamos, têm como obrigação a missão aparentemente ingrata de garantir o sucesso dos outros. É para isso que eles trabalham, para que os outros comemorem e sejam elogiados. E é isso o que eles desfrutam, o sucesso do evento como um todo e a realização e a felicidade dos clientes e os convidados.


Posso lembrar momentos em que presenciei os olhos de alguns desses profissionais brilharem de forma inacreditável em meio a um evento, ou de outros em que os vi literalmente se encherem de lágrimas. Mas é impressionante com a facilidade com que esses discretos lutadores dissimulam o brilho ou fazem desaparecer de imediato a umidade dos olhos, como que por arte de magia. Dor, cansaço, alegria ou desilusão, nada pode desestabilizá-los.


Em algo, porém, eu me sinto privilegiado. Não poucas vezes convivi com profissionais de eventos em momentos extremos, seja de decepção ou euforia, mas sempre em lugares afastados, atrás de um palco, numa sala vazia, numa cadeira esquecida num corredor solitário. Ali eles desabam, num ombro amigo, nos braços de um irmão, junto a um colega de profissão.


Mas isso aí é no dia-a-dia da produção dos eventos, isso é a rotina do ano todo, porém não vai ser assim em 30 de abril, Dia do Profissional de Eventos. Nesse dia vamos comemorar todos juntos, vamos tirar esses profissionais maravilhosos da escuridão dos bastidores e voltar para eles todos os holofotes brancos e coloridos, pois esse dia a festa é do profissional de eventos, 30 de abril a festa é nossa!


Feliz Dia do Profissional de Eventos!


Pablo Fuentes

Profissional de Eventos


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Nova diretoria assume na Academia Brasileira de Eventos e Turismo - ABEVT


Sergio Arantes, Elza Tsumori, Enid Câmara, José W. Ferreira, 
Armando C. Mello, Marisa Canton e Sergio Pasqualin
Foto: www.brasilturis.com.br

Ontem, 26/04, foi empossada a nova diretoria da ABEVT. O atual presidente, Wagner Ferreira, que sucedeu a Maria Canton, é considerado um dos nomes mais influentes do mercado da aviação no Brasil, tendo se desempenhado como diretor de importantes companhias aéreas, entre as quais Webjet, TAM e Vasp.

Segundo Wagner, no biênio 2012/2013, em que agirá como presidente, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo - ABEVT terá entre seus desafios fomentar ações em favor da pesquisa y de uma maior qualificação dos profissionais envolvidos no setor de turismo e eventos no Brasil.

Entre as novidades anunciadas encontra-se a descentralização regional da ABEVT, com novas diretorias locais, assim como a criação de um Centro Cultural de Documentação e Informação sobre Eventos e Turismo, que deverá contar com registros e materiais de eventos e turismo.

A nova diretoria, que dará continuidade aos trabalhos da ABEVT durante o biênio 2012/2013, esta integrada por:

Presidente: José Wagner Ferreira
Vice-Presidente: Sergio Pasqualin
Diretora Secretária Administrativa/Financeira: Elza Tsumori
Diretora de Eventos e Projetos: Marisa Canton
Diretor de Comunicação e Marketing: Enid Câmara
Diretor das Relações Institucionais: Armando Arruda Pereira de Campos Mello
Diretor de Operações: Sergio Junqueira Arantes
Conselho Fiscal:
Eduardo Sanovicz
Goiaci Alves Guimarães
Mario Padovan
Suplente: José Augusto de Oliveira

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Opção pela simplicidade gera curiosidade e até polêmica na Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília

Foto do autor
Os responsáveis pela divulgação da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que concluiu hoje em Brasília, abriram mão da praticidade das modernas estruturas de box truss em alumínio e trouxeram de volta o velho e conhecido bambu para montar a divulgação do evento na parte exterior das tendas colocadas na Esplanada dos Ministérios, bem em frente à Catedral de Brasília, em pleno coração da Capital Federal.

A simpática opção pela simplicidade gerou curiosidade e até certa polêmica entre alguns participantes da Bienal e entre diversos profissionais da área de eventos. Acostumados que andamos com a quase abusiva utilização das reluzentes estruturas feitas com box truss, não faltaram opiniões favoráveis e contrárias à utilização do bambu como base para a divulgação desse importante evento, e houve até quem tratasse do assunto com certo tom de deboche.

Seja o que for, não devemos deixar de lado a ideia de que andamos cada vez mais expostos a tendencias e conceitos que visam resgatar novos significados para a preservação do meio ambiente. Entre bambus e box truss, agiram os organizadores da Bienal em consonância com o futuro, ou se colocaram eles na contramão da modernidade?