quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estrutura de tenda para eventos cai na Bahia, deixando um morto e dezenas de feridos


Foto: Divulgação - A Tarde - Bahia


O complexo turístico da Costa do Sauípe, na Bahia, se tornou hoje palco de um lamentável acidente envolvendo o mundo dos eventos: uma tenda que estava sendo montada para a realização de uma festa da empresa Bradesco desabou, provocando a morte de um montador e aproximadamente 50 de feridos, dois deles em estado grave.

Segundo informações que começam a ser divulgadas, uma forte rachada de vento teria entrado por uma das laterais da cobertura de lona que estava sendo fixada na estrutura de metal, jogando-a acima das pessoas que trabalhavam na montagem. Vários montadores teriam inclusive caído ou se jogado de cima da estrutura, enquanto ela desabava.

A empresa Bradesco emitiu nota lamentando o acidente. A TV1 Eventos, empresa do grupo TV1, também lamentou, e alegou que a obra estava sendo realizada "dentro de todas as especificações e normas de segurança exigidas por lei para este tipo de edificações e sob supervisão de engenheiros e arquitetos qualificados e experientes".

Vamos aguardar o laudo final elaborado pela perícia para poder identificar as causas reais de mais esse acidente envolvendo estruturas e tendas para eventos, mas não é a primeira vez que uma tenda sendo montada "voa e desaba" logo após ser atingida por uma rachada de vento. Parece até um filme de muito mau gosto que se repete de forma desnecessária.

Um dos segredos para evitar acidentes como esse qualquer montador profissional conhece: nunca (mas nunca mesmo!) se fecham o teto e três laterais, deixando apenas uma das laterais da tenda aberta, pois o ar entra e, não encontrando por onde sair, transforma toneladas de ferro e lona num "paraquedas de brinquedo", e o lança literalmente pelos ares.

O nosso sentido pêsame aos familiares e amigos do colega falecido, e os votos de pronta recuperação aos feridos nesse infeliz acidente. E como sincera homenagem a todos, vamos assumir o compromisso de profissionalizar cada vez mais o nosso setor, lembrando que, em se tratando de montagem de estruturas para eventos, todo cuidado será sempre pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário