sexta-feira, 31 de maio de 2013

Secador de mão ou toalha de papel: qual a melhor opção para o banheiro do seu evento?


Nos últimos anos, os avanços tecnológicos levaram à substituição, nos banheiros públicos, da velha e tradicional toalha de papel por secadores elétricos de mãos cada vez mais eficazes (e diga-se de passagem, barulhentos). A novidade, ao que tudo indica, tem sido favorável para o meio-ambiente, salvando a vida de milhões de árvores que deixaram de ser sacrificadas para a fabricação de papel secante.

Esse tipo de secadores têm um gasto significativo de energia (entre 1.800 e 2.200 watts quando acionados), mas em compensação diminuem custos que seriam destinados à recolhida, transporte e eliminação do papel usado, produtos químicos para limpeza, recursos humanos e tudo mais, além da mencionada economia de papel. Daí a utilização em grande escala de secadores elétricos em banheiros de uso público.

Mas pesquisas recentes realizadas na área médica indicam que a secagem das mãos por meio de jatos de ar quente resulta prejudicial à saúde. A circulação do ar quente produzido por esse tipo de equipamento seria responsável pela proliferação, nos locais onde são empregados, de milhares de partículas contaminadas com coliformes fecais e vários tipos de bactérias.

Resta então a dúvida: Qual a melhor opção disponível para o banheiro do seu evento? Secador de mão ou toalha de papel secante? Fica aí o desafio, e a nossa torcida para que a tecnologia consiga nos presentear o antes possível com novos avanços que permitam uma relação ainda mais saudável e eficaz entre saúde pública e meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário