domingo, 30 de junho de 2013

"Organizador de Eventos" é a 62ª melhor entre as profissões atuais, segundo Ranking 2013 da CareerCast

Foto: reprodução.

A CareerCast, empresa norte-americana de consultoria em trabalho, divulgou o seu "Ranking 2013" com os 200 melhores e piores empregos da atualidade. Segundo a pesquisa, a profissão de Organizador de Eventos ocupa o lugar nº 62, tendo melhorado em comparação com o ano anterior, quando aparecia na 82ª colocação.

O estudo é baseado numa combinação de cinco critérios: exigências físicas, ambiente de trabalho, remuneração, estresse e probabilidades de contratação. Dessa forma, os melhor empregos seriam aqueles que oferecem uma boa qualidade de vida com um mínimo de estresse.

Os cinco melhores empregos, segundo o Ranking 2013, seriam: ciências atuariais,  engenheiro biomédico, engenheiro de software, audiólogo e planejador financeiro. Já os cinco piores empregos, entre os 200 avaliados, seriam: trabalhador de plataforma de Petróleo, ator,  militar, lenhador e repórter de jornal.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Crise afeta feiras e eventos na Europa


Centros de eventos também sofrem com a crise econômica internacional. O mais novo exemplo nos chega da Espanha. Informações divulgadas recentemente dão conta de que o conceituado espaço Feira Valência concluiu 2012 com resultado negativo de 4,5 milhões de euros, saldo 41% inferior, se comparado com 2011.

A Feira Valência, a mais antiga da Espanha, iniciou seus trabalhos em 1917, e mantêm em seu calendário, até hoje, os mais tradicionais eventos da indústria nacional. Mas as 64 feiras e eventos realizados em 2012, com seus mais de 600 mil visitantes, não foram suficientes para evitar o prejuízo.

Os responsáveis pela administração já anunciaram novas medidas para contornar a situação em 2013, inclusive cortes de funcionários e no orçamento, assim como sustanciais modificações de tipo estrutural e organizacional.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vagas para Profissionais de Eventos em Brasília



Os candidatos para todas vagas relacionadas abaixo deverão contar com disponibilidade para início imediato, conhecimento no uso de recursos tecnológicos, inclusive pacote Office, Excell e internet, bom relacionamento interpessoal e habilidade para trabalho em equipes.

Coordenador de Eventos
Experiência comprovada na função. Inglês ou espanhol fluente. Habilidade para coordenar equipes. Currículo até 25/06: eventoscoord@gmail.com.

Coordenador Comercial
Experiência comprovada na elaboração de orçamentos e propostas comercias. Desejável fluência em inglês ou espanhol. Currículo até 25/06: comercialcoord@gmail.com.

Coordenador RH
Experiência comprovada em gestão de RH, T&S, R&S. Currículo até 25/06: rhcoordrh@gmail.com.

Gerente de Contas (externo)
Ampla experiência em gestão contratos e propostas, prospecção e manutenção de clientes. Necessário ter carro próprio. Currículo até 25/06: gercontas1@hotmail.com.

Supervisor de Eventos
Experiência comprovada na função. Desejável Inglês ou Espanhol fluente. Necessário graduação completa ou estar cursando. Habilidade para coordenar equipes multiprofissionais. Currículo até 25/06: superveventos@gmail.com.

Assistente de Eventos
Experiência comprovada na função ou similares. Desejável graduação (em andamento ou completo: Turismo, Eventos, Hotelaria). Currículo até 25/06: aevento01@gmail.com.

Assistente Financeiro
Experiência em contas a pagar/receber e folha de pagamento. Amplo conhecimento no uso de recursos tecnológicos (pacote Office, e-mail, internet). Currículo até 25/06: assfinanceiro@hotmail.com.

Assistente Comercial
Experiência na elaboração de orçamentos, planilhas, propostas, e-mails e contatos comerciais (presencial, por telefone e virtual). Currículo até 25/06: asscomercial@yahoo.com.br.

Assistente de Vendas
Experiência comprovada em vendas (telemarketing ativo/receptivo, presencial e via canais virtuais). Facilidade para captação e fidelização de clientes. Currículo até 25/06: assvendas1@yahoo.com.br.

Auxiliar de Serviços Gerais em Eventos
Experiência comprovada na função. Atuará na montagem de espaços para eventos, deslocando equipamentos e montando estruturas. Currículo até 25/06: auxeventos@hotmail.com.

Recepcionista
Experiência comprovada na função. Desejável atuação no segmento de eventos e amplo conhecimento no uso de internet, Windows e pacote Office. Necessário Inglês ou Espanhol fluente. Graduação completa ou cursando. Currículo 25/06: recepdf@yahoo.com.br.

Estagiário - Eventos
Desejável estar cursando Eventos, Hotelaria, Turismo, Administração, Secretariado Executivo ou cursos afins e ter experiência com atendimento a clientes ou eventos e amplo conhecimento no uso do computador. Currículo até 25/06: estags@yahoo.com.br.

Estagiário - Informática
Experiência em suporte ao cliente interno (software e hardware). Necessário estar cursando graduação em cursos relacionados à tecnologia da informação. Currículo até 25/06: estags@yahoo.com.br.

BOA SORTE A TODOS!!!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

São Paulo: capital brasileira das feiras e eventos


De acordo com estudo publicado pela Fecomércio - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Cidade de São Paulo realiza cada ano em torno de 90 mil eventos, gerando ingressos da ordem de R$ 3 bilhões/ano.

Mas a capital paulista vem apresentando déficits visíveis de investimentos em infraestrutura no setor, e a capacidade para receber novos eventos vai se esgotando, situação que tem levado algumas feiras e eventos a migrar para outros estados brasileiros.

Principais eventos realizados na Cidade de São Paulo:

Fórmula 1 - RS 238 milhões
Parada GLBT - R$ 188 milhões
Virada Cultural - R$ 142 milhões
Bienal da Arte - R$  120 milhões
Salão do Automóvel - R$ 112 milhões
Feira Hospitalar - R$ 99 milhões
Bienal do Livro - R$91 milhões
Francal - R$ 85 milhões
Carnaval - R$ 51 milhões
Fórmula Indy - R$ 80 milhões
Reveillon Paulista - R$ 50 milhões
São Paulo Fashion Week - R$ 45 milhões

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Incêndio destroi pavilhão de feiras em Novo Hamburgo


Um incêndio acontecido durante a madrugada do dia 05/06 na Fenac Centro de Eventos e Negócios, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, onde ocorria a Feira de Ibitinga, destruiu totalmente o primeiro pavimento do pavilhão de feiras e provocou danos materiais consideráveis, tanto no patrimônio do centro de eventos quanto em mercadorias de feirantes. Afortunadamente ninguém se feriu.

No momento do incêndio, o local era palco de duas feiras, uma de calçados e outra de filhotes de cães. Os bombeiros conseguiram remover todos os animais que estavam no local. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, sendo aguardado o resultado da perícia realizada pelo Corpo de Bombeiros. O Centro contava com toda a documentação legalizada, inclusive autorização de funcionamento emitida pelo Corpo de Bombeiros.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Intérprete tenta corrigir gafe do Presidente da França, mas fato não passa despercebido



Durante uma visita a Tóquio, o presidente da França, François Hollande, defendeu hoje (07/06) que o Japão seja aceito como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, ao tempo que assinou acordos de cooperação política pela paz no mundo e de luta contra o terrorismo.

A visita oficial ia bem até Hollande cometer uma gafe durante uma coletiva de imprensa. Ao comentar a morte de japoneses na crise de reféns na Argélia, em janeiro, ele trocou as palavras e disse "chinês" onde deveria ter dito "japonês":

"Me lembro que o Japão sofreu, como a França, com o sequestro na fábrica da Argélia. Expresso as condolências do povo francês para com o povo chinês".

A intérprete conseguiu consertar o erro na tradução simultânea, mas jornalistas notaram o engano. A gafe não poderia ter acontecido num momento pior: as relações entre Japão e China se encontram em fase delicada, por causa de disputas territoriais e divergências históricas.

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quinta-feira, 6 de junho de 2013

Eventualidades em eventos: Chanceler desmaia durante coletiva de imprensa


O Ministro das Relações Exteriores da Burkina Faso, Djibril Yipene, desmaiou abruptamente durante uma coletiva de imprensa realizada na Turquia. Após a assinatura de um acordo de cooperação, no momento em que o Chanceler da Turquia respondia a perguntas dos jornalistas, Djibril desmaiou, derrubando o púlpito que se encontrava à sua frente.

Djibril foi rapidamente socorrido pelos presentes. Após o acidente, os médicos explicaram que o Chanceler, de 55 anos, sofreu uma crise de cansaço combinada com o consumo de medicamentos contra a gripe e um nível de açúcar excessivamente baixo no seu organismo.

ASSISTA AO VÍDEO >>>

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pesquisa ICCA sobre "eventos internacionais" é louvável, mas resulta insuficiente para avaliar o mercado de eventos no Brasil


A última pesquisa divulgada pela International Congress & Convention Association - ICCA, coloca o Brasil no 7ª lugar no ranking mundial de eventos internacionais realizados em 2012. O Brasil teria organizado nesse ano 360 eventos internacionais, superando os 304 do ano anterior.

Internamente, por estados, a pesquisa do ICCA mostra o Rio de Janeiro em primeiro lugar com 88 eventos, São Paulo em segundo com 77 e Brasília em terceiro com 22. Seguem, na ordem, Salvador (16), Foz do Iguaçu (16) e Belo Horizonte (13).

Vale destacar que a pesquisa do ICCA é realizada sobre a base de critérios muito específicos e contabiliza como "eventos internacionais" apenas aqueles com mais de 50 pessoas, realizados de forma regular (mínimo na sua 2ª edição), que tenham rotatividade em pelo menos 3 países e que sejam enquadrados como congressos, convenções, seminários, fóruns, etc.

Desde 2006 o Brasil consta entre os 10 primeiros países do mundo em quantidade de "eventos internacionais" realizados segundo os critérios da ICCA. Os resultados dessas pesquisas vem se tornando uma referência para avaliar o mercado de eventos no Brasil, e tem sido amplamente divulgados como um fato muito positivo do setor de eventos.

Mas alguns aspectos deverão ser tomados em consideração para evitar que sejam feitas avaliações incorretas ou simplistas. É preciso ter presente o fato de que os "eventos internacionais" contabilizados pelo ICCA são apenas aqueles que cumprem com as exigências anteriormente mencionadas, e cuja realização é de alguma forma comunicada à ICCA.

Quer dizer, "eventos internacionais" que não cheguem ao conhecimento da ICCA, ou aqueles que não atendam às exigências estabelecidas acima, não serão contemplados nessa pesquisa. Assim, como é de se supor, muitos outros eventos também "internacionais"  infelizmente não formam parte dos resultados divulgados.

Os próprios números da pesquisa ICCA parecem distorcer uma realidade que parece evidente do mercado de eventos brasileiro: São Paulo seria, sem dúvida, o lugar onde se realizam a imensa maioria dos eventos no Brasil, e nesse quesito não certamente não perderia para nenhum outro estado da federação, nem sequer para a nossa Cidade Maravilhosa.

Outro elemento a se ter em conta é que o volume de eventos quantificados pela ICCA resulta insignificante diante da totalidade de eventos realizados no Brasil, e não se tem certeza se os dados divulgados poderiam servir sequer como referência para se ter uma noção do lugar que realmente cada estado brasileiro ocuparia na atualidade no que se refere a eventos realizados.

É importante esclarecer que o antes exposto não diminui em nada o trabalho louvável que vem sendo realizado pela ICCA, e mais do que isso, deveria nos levar a uma preocupante reflexão: é uma pena que o nosso fabuloso mercado de eventos tenha de ser avaliado com base em pesquisas forâneas tão distantes da nossa realidade.

Padecemos de uma carência quase absoluta de pesquisas nacionais sobre o mercado de eventos. Faltam estudos elaborados no Brasil, por especialistas conhecedores da nossa realidade, que nos permitam avaliar o real impacto dos milhares de eventos e feiras nacionais e internacionais que todo ano são realizados nas cidades brasileiras.

Devemos e podemos juntar forças e fazer, juntos, um importante apelo para que os nossos pesquisadores, acadêmicos, técnicos, profissionais de eventos, associações de classe, etc., dediquem uma parte dos seus esforços para a realização das diversas pesquisas de que tanto precisamos no setor de eventos no Brasil.

Aí sim, ao comparar as nossas próprias pesquisas com aquelas que são realizadas mundo afora, inclusive as da ICCA, contaremos com uma visão mais próxima da nossa realidade, dos nossos avanços e dos rumos que precisamos seguir para profissionalizar cada vez mais o nosso fabuloso mercado de eventos.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Eventos: acadêmicos, organizadores e fornecedores trocam experiências em Brasília


Uma iniciativa promovida pelo Curso Técnico em Eventos do Instituto Federal Brasília - IFC propiciou um interessante debate entre professores e alunos desse curso com representantes de empresas organizadoras e fornecedores do setor de eventos.

O evento, denominado Encontro e Conteúdo: Encontro entre Estudantes, Profissionais e Setor Produtivo, foi realizado no dia 28 de maio, no Campus Brasília do IFB, e contou com a participação de aproximadamente cem pessoas, entre alunos, professores, empresarios, organizadores de eventos, representantes de associações e fornecedores de diversos serviços.

O debate girou em torno da necessidade de uma maior interação entre o setor acadêmico e a área empresarial, com vistas ao aprimoramento do conteúdo dos cursos de Eventos, possibilitando a formação de alunos cada vez melhor preparados para esse exigente mercado de trabalho.

Um dos temas mais debatidos foi precisamente a grade curricular dos cursos de Eventos e o perfil profissional dos alunos formados nesses cursos, confrontando-se no debate o conhecimento que deverá ser adquirido pelos estudantes com as reais necessidades do mercado de eventos.

A feliz iniciativa do IFB gerou ideias interessantes, e possibilidades concretas de parcerias entre esse instituto e algumas das empresas e instituições representadas no encontro. É uma troca que beneficia todas as partes, e que esperamos se repita muitas vezes, permitindo uma cada vez maior profissionalização do setor de eventos.

sábado, 1 de junho de 2013

Grandes eventos no Rio de Janeiro contarão com novo Centro Integrado de Comando e Controle

Centro Integrado de Comando e Controle - RJ

Com o jogo amistoso entre as seleções de Brasil e Inglaterra, no Maracaná, começará a funcionar hoje (02/05), no Rio de Janeiro, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que terá como objetivo o monitoramento dos grandes eventos esportivos e culturais realizados nesse Estado.

Instalado num prédio de quatro andares, na Cidade Nova, e contando com o que existe de mais avançado do ponto de vista tecnológico, o CICC possibilitará a integração operacional e técnica das instituições responsáveis pela segurança pública durante a realização dos grandes eventos: Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e SAMU.

Inaugurado pelo Governador do Estado e pelo Ministro da Justiça, o CICC se coloca entre os maiores projetos do mundo nesse tipo de atendimento integrado de segurança em grandes eventos, no estilo de outras importantes metrópoles como Nova York, Londres, Madri e Cidade do México.

Vida de produtor de eventos não é mole não!

Será que já nascemos produtores de eventos ou a culpa é da mamãe! rsrsrs