terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Trabalhar com eventos nos permite usufruir de momentos especiais

Presidenta da Argentina Cristina Kirchner
Trabalhar com eventos exige conviver com altas doses de pressões físicas e psicológicas derivadas da falta de tempo, das poucas horas de sono, dos serviços nos fins de semana e feriados, das críticas e exigências desproporcionais e tudo mais, já falamos sobre isso no post As férias dos profissionais de eventos.

Mas trabalhar com eventos nos permite também compartir com pessoas que de outra forma talvez não teríamos a oportunidade. Trabalhar com eventos nos permite desfrutar de momentos especiais, momentos de aprendizados fantásticos, de trocas de experiências muito interessantes que na maioria das vezes reconfortam todo o desgaste que a profissão exige.

Dar valor a esses momentos nos torna profissionais mais alegres, satisfeitos e capazes!

Ver também:

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Desejamos um 2014 cheio de sucesso e oportunidades para os profissionais de eventos!


O Ano Novo já está batendo às nossas portas e, afortunadamente, não será mais um ano qualquer: será ano de Copa do Mundo no Brasil. Por isso, mais do que nunca, desejamos que 2014 seja um ano cheio de brilho para todos os profissionais de eventos, e que chegue recheado de esperanças, novas alegrias, melhores oportunidades e muito, muito sucesso!

E para lembrar o milagre da renovação que nos traz o Ano Novo, registramos aqui a sabedoria de Carlos Drumond de Andrade resumida em poucas palavras:


Cortar o tempo

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.


FELIZ 2014 PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE EVENTOS!

Ver também:

sábado, 28 de dezembro de 2013

Vale a pena contratar um fotógrafo profissional para seu evento?

Divulgação: www.garyvarvel.com

Bons fotógrafos profissionais fazem toda a diferença, não resta a menor dúvida. E se você optar por contratar um deles para fazer a cobertura do seu evento, dificilmente irá se arrepender.

Mas a fotografia de eventos vem sofrendo uma rápida e substancial metamorfose na sua concepção: as fotos "profissionais" estão sendo substituídas cada vez mais pela avalanche de registros fotográficos feitos pelos próprios participantes dos eventos.

A maioria dos celulares atuais são também câmeras fotográficas, e os aparelhos mais modernos contam ainda com a possibilidade de compartilhamento imediato nas redes sociais. Sendo assim, é só fazer uma seleção entre as inúmeras fotos publicadas.

É uma excelente vantagem ter o seu evento registrado pelos fotógrafos mais envolvidos: os convidados. E é bom saber que essas fotos estarão à disposição de imediato na internet, sem custos adicionais nem muita preocupação com direitos autorais.

Em poucos anos, a profissão de fotógrafo profissional ficará lamentavelmente restrita a pouquíssimos especialistas, ou desaparecerá. É a tecnologia, por meio da fotografia, abrindo-se passo também no mundo dos eventos, e trazendo consigo suas inúmeras vantagens, e alguns prejuízos pontuais.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ainda bem que, de louco, todos nós temos um pouco!


Disse o barão de Montesquieu, filósofo francês do século XVIII, que para se ter sucesso na vida "é preciso ser louco ou ser sábio"Deveu ter razão Montesquieu, pois sua frase transcendeu várias gerações e foi reproduzida milhares de vezes nos últimos 300 anos.

Infelizmente, no mundo dos eventos, o sucesso aparece associado menos à "sabedoria" e mais a atributos como esforço, dedicação, comprometimento, entrega, disponibilidade, auto-motivação, etc; estes últimos, em todo caso, mais próximos da "loucura".

Sendo assim, vale a pena começarmos a agir com a maior sabedoria possível, ou nos restará apenas o consolo de saber que, em se tratando de profissionais de eventos, de louco, todos nós temos um pouco.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Férias também para nós?

As férias dos profissionais de eventos

Foto: divulgação.

Conviver com elevadas doses de pressão física e psicológica faz parte do dia a dia dos profissionais de eventos. Falta de tempo, ausência de recursos, poucas horas de sono, trabalho nos fines de semana e feriados, exigências desproporcionais, críticas... Essas são características que configuram a rotina diária dos nossos colegas de profissão.

"Se virem" - é uma frase que com frequência escutamos. E com a mesma frequência também "nos viramos!" Fazemos o impossível, o inimaginável. Criamos e recriamos para que tudo saia (quase) perfeito, para que o cliente se sinta satisfeito, para que os convidados fiquem impressionados e não percebam nem de longe qualquer falha, qualquer erro, qualquer defeito.

Encarar desafios e trabalhar duro suportando pressões é um dos maiores prazeres dos profissionais de eventos, e não deveria - e nem vai ser - diferente. Não é por acaso que uma das características mais apreciadas em cada um de nós é a resiliência, quer dizer, a nossa capacidade de voltarmos ao normal após termos sido submetidos a grandes pressões.

Mas falo por experiência própria. Não confundam o prazer de trabalhar com o descanso necessário. Somos fortes, somos duros, somos resistentes, somos até resilientes, mas não somos de aço. Precisamos de descanso. Por isso, o meu maior desejo é que aqueles profissionais de eventos que saírem agora de férias consigam relaxar ao máximo.

Bom descanso, ótimo Natal para todos e um excelente 2014!

Leia também:
Profissionais de Eventos tipo "zumbi" >>>

sábado, 21 de dezembro de 2013

São Paulo: 90 mil eventos por ano, um a cada 6 minutos!

Foto: divulgação.
Segundo informações divulgadas no site do São Paulo Convention & Visitors Bureau (visitesaopaulo.com), em São Paulo são realizados 90 mil eventos por ano, o que equivale a um novo evento a cada 6 minutos. Das pessoas que viajam a São Paulo, 25,4% delas o fazem para participar em eventos, segundo a mesma fonte.

Os eventos realizados em São Paulo geram R$ 4 bilhões de receita ao ano em hospedagem, alimentação, compras, transporte e lazer, entre outros. Os setores que mais realizam eventos são, pela ordem: médico, científico, tecnológico, industrial y educacional.

Os principais pontos positivos de São Paulo seriam a disponibilidade de mão de obra e o mercado consumidor paulistano, assim como a infraestrutura de TI, também considerada relevante para a realização de eventos na cidade.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Organizador de Eventos é destaque como "profissão em alta" no programa Hoje em Dia


O programa Hoje em Dia, da Rede Record, colocado no ar no dia 18 de dezembro de 2013, destacou a profissão de Organizador de Eventos como uma das que mais vem ganhando espaço no mercado no presente momento, garantindo bons lucros a esses profissionais.

Mesmo se tratando de uma profissão que exige bastante dedicação, inclusive disposição para trabalhar nos fins de semana e feriados, os cursos especializados em eventos estariam ganhando força e possibilitando rápida colocação no mercado de trabalho.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O sucesso do profissional de eventos


Profissionais de Eventos tipo "zumbi"


Eu já vi muitos organizadores de eventos assim,
eu mesmo também já fiquei "zumbi" em várias ocasiões! rsrs

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O trabalho em eventos permite contato com pessoas das mais diferentes culturas


O trabalho em eventos nos permite ter contato com pessoas diferentes e culturas muito especiais. Guardo aqui a agradável lembrança de um encontro recente, em Brasília, com os caciques Raoni Metuktire y Marcos Xukuru, líderes dos povos kaiapó e xukuru.

O cliente sempre em primeiro lugar? Ah, tá!


Bom dia! Meu nome é Pablo, sou o seu cliente, mas você
nunca me fez sentir em primeiro lugar!

Pois é, quando trabalhamos com eventos, ora lidamos com clientes ora nos tornamos clientes. Por isso, sempre que puder sorria, ouça, baixe o tom da voz, seja simpático, mantenha uma postura positiva, não leve as críticas para o lado pessoal e, acima de tudo, cumpra os compromissos. Os clientes nem sempre têm a razão e nem sempre ficam em primeiro lugar, mas merecem, isso sim, o nosso respeito, a nossa atenção e a nossa compreensão. No final, são eles que pagam a conta!

Sistema de Projeção AVI cobre palco de quase 60 metros e cria efeito fantástico!


Durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB, em Brasília, a JM Tecnologia em Eventos montou um inovador sistema de projeção com tecnologia AVI para eventos.

O sistema, com 06 projetores especiais sustentados por um box truss de alumínio pendurado no teto da plenária, possibilitou a transmissão simultânea nos quase 60 metros de cumprimento do fundo de palco montado para o evento. Detalhe: não apareceu na projeção qualquer sombra das pessoas que estavam no palco. A projeção foi muito elogiada. O efeito foi literalmente fantástico!

Controlado por uma equipe de técnicos desde uma house mix montada num dos camarotes do mezanino, o sistema AVI permitiu projetar imagens no palco todo e, quando necessário, as projeções eram separadas, ficando uma imagem fixa na parte central do palco, a projeção do vídeo dos palestrantes nas laterais e, nos cantos, a versão simultânea da fala em linguagem escrita, para que pudesse ser compreendida por participantes com deficiência auditiva.

É isso aí, ao inovarmos em tecnologia em eventos quem mais se beneficia são os participantes, os quais passam a contar com ambientes cada vez mais acolhedores, práticos e funcionais.

Várias projeções no palco durante a fala do ex-presidente Lula
Fundo de palco com área total de quase 60 metros

House mix montada em mezanino em frente ao palco

Equipe técnica controla projeção desde a house mix

Fundo do palco projetado durante a premiação com
presença da presidenta Dilma Roussef




Leia também:

domingo, 15 de dezembro de 2013

O perfil do Profissional de Eventos (II)

Fórum Mundial de Direitos Humanos - Brasília-DF - Foto: PSF.

Na contratação de profissionais de eventos para atender a crescente demanda do setor, vem se observando uma tendência à valorização das qualidades pessoais em detrimento de competências técnicas específicas da função.

Assim, qualidades como comprometimento, integridade, comportamento, disponibilidade, resiliência, disposição, autenticidade, motivação, relacionamento interpessoal, entre outras, vem assumindo um peso crescente diante dos critérios tradicionais de seleção baseados em experiência profissional e formação acadêmica.

Por isso, saiba que não mais adianta ficar contando vantagens relatando os inúmeros eventos nos quais já trabalhou, ou os cursos que fez voltados para eventos e tudo mais. Mostre, acima de tudo, a sua capacidade de adaptação a mudanças, o seu caráter, a sua disposição, a sua  facilidade para trabalhar em equipe.

As equipes de eventos estão se tornando cada vez mais multiprofissionais, e as exigências precisam ser adaptadas à essa nova realidade. Quer ser contratado? Seja simples, ágil, flexível, confiável, autêntico. Seja, em fim, útil.

Leia também:
O perfil do Profissional de Eventos (I) >>> 

CICB - Centro Internacional de Convenções do Brasil >>>

Não foi fácil, já sei, mas ninguém falou que seria!

Foto: Eduardo Hinostroza
(Mensagem de agradecimento à Equipe Operacional  do CICB
Centro Internacional de Convenções do Brasil)

Bom dia, Equipe Operacional!

Não foi fácil, já sei, mas ninguém falou que seria!

Eventos do porte de uma “Expoepi”, de uma “Conferência Nacional de Saúde Indígena” e de um “Fórum Mundial de Direitos Humanos” são acontecimentos recheados de altas doses de complexidade, dificuldades, contratempos e imprevistos. São eventos de “gente grande”, que só profissionais competentes conseguem fazer com que eles aconteçam com sucesso. E a nossa Equipe Operacional conseguiu esse feito.

Recebemos os dois últimos eventos numa sequencia impressionante, com a desmontagem de um e a montagem do outro ocorrendo ao mesmo tempo. Mas a nossa Equipe superou os desafios e venceu dificuldades incríveis. No fim, em conjunto com as outras equipes do CICB, conseguimos dar vida ao nosso Centro Internacional de Convenções do Brasil, e fizemos acontecer o que parecia impossível, fizemos o que precisava ser feito.

Vencemos grandes desafios e vocês estão de Parabéns! Grande Equipe Operacional! Valeu a pena cada momento de tensão e estresse ao que fumos submetidos, valeram as críticas justas e as injustas, as noites sem dormir, cada dor muscular que sentimos, cada machucado, cada refeição que perdemos e até aquelas refeições que engolimos às pressas para atender mais um chamado urgente de fornecedores ou clientes.

No momento mais crítico e tenso pelo que passamos, quando nos preparávamos para receber à presidenta Dilma e o ex-presidente Lula, em meio às inúmeras dificuldades adicionais derivadas dos procedimentos de segurança, fumos muito bem lembrados da frase do Mandela que dizia que os desafios “se vencem com paciência, sabedoria, humildade e acima de tudo com muito amor”. E foi dessa forma que vencemos, acima de tudo, com muito amor por tudo o que fizemos.

Parabéns, Equipe Operacional! Recebam todos o nosso agradecimento sincero e a nossa gratidão pela oportunidade que tivemos de conviver juntos em momentos tão especiais. Bom descanso a todos, mas não se esqueçam, ano que vem tem mais. O ano 2014 que nos aguarde, com seus novos desafios e seus inúmeros eventos!

Abraços a todos!

Pablo Fuentes