quarta-feira, 30 de julho de 2014

Alimentação especial em eventos: hipertensos, diabéticos, celíacos...

Cardápio especial para celíacos em evento em Brasília

Na hora de negociar ou confeccionar o cardápio do seu evento, tenha sempre presente que aproximadamente 1/3 da população precisa de alimentação especial. Pesquisas internacionais apontam que 23% das pessoas são hipertensas, 10% diabéticos e 1% celíacas (estas últimas não podem consumir glúten).

Fazendo as contas, isso significa que, em media, a cada cem pessoas que participam em um evento, 20 são hipertensos, 10 diabéticas e uma celíaca. São muitas pessoas! Por isso, exija sempre no seu evento a confecção de um cardápio alternativo para atender às necessidades desses convidados muito especiais.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Novidades para o monitoramento de equipes de eventos

Foto: Sociometric Solutions - divulgação

Uma nova versão de "crachás inteligentes" ou "crachás sociométricos", com dois microfones, sensor de localização e um acelerômetro é a mais recente novidade do mercado para acompanhar o trabalho dos funcionários.

O equipamento consegue monitorar tom de voz, postura e leitura corporal, além de calcular quanto tempo levou uma conversa do usuário. Os fabricantes garantem economia de recursos e aumento dos lucros com a utilização do novo crachá.

Se a moda pegar será que valeria a pena adaptar esses crachás para a sua utilização na coordenação de equipes de produção de eventos?

domingo, 20 de julho de 2014

Drones marcam presença no mercado de eventos

Quadricóptero drone com câmera de alta definição

Os famosos drones, essas pequenas aeronaves pilotadas à distância por controle remoto, muito utilizadas pelo exército dos EUA nas guerras do Oriente Médio, estão marcando cada vez mais presença também em eventos de mediano e grande portes.

Os drones vêm sendo utilizados no Brasil para realizar gravações de vídeos aéreos em eventos corporativos, esportivos, festas e casamentos, entre outros, e como complementação de operativos de segurança em eventos de grande porte.

Com possibilidade de fazer imagens aéreas de todo ambiente desde vários ângulos, as aeronaves são equipadas com máquinas filmadoras de alta definição e substituem as tradicionais gruas de filmagem e as antigas câmaras penduradas em tetos ou cabos de aço.


Mesmo em ambientes fechados, como pavilhões de feiras e auditórios de centros de convenções, as pequenas e silenciosas aeronaves vêm se saindo muito bem nas suas novas funções, e aos poucos e de forma discreta, passam a formar parte do dia a dia dos eventos.

Assista a imagens registradas por um drone (do segundo 22 ao segundo 32 do vídeo) em um congresso que aconteceu dentro de uma plenária de um centro de convenções sem Brasília.
https://www.youtube.com/watch?v=Xb6ZqVMg6-Y

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Palestras simultâneas num mesmo palco?

Foto: reprodução

Já ouviu falar na realização de “palestras simultâneas” em um mesmo palco? É um novo sistema de palestras que vem sendo utilizado cada vez mais, em que dois ou mais palestrantes se apresentam ao mesmo tempo em um único espaço aberto, sem barreiras acústicas.

Esse formato de apresentação é realizado com a utilização de rádio receptores com fones de ouvidos (os mesmos utilizados para os serviços de interpretação simultânea), permitindo que os participantes selecionem a frequência do palestrante que desejam escutar, tendo a possibilidade de mudar de frequência quando melhor entenderem.

Nesse mundo moderno cada vez mais multitarefa e multifacético, as "palestras simultâneas" podem passar a ocupar um espaço cada vez mais privilegiado. Fica a dificuldade por conta do palestrante, que nem sempre consegue perceber quais e quantos participantes estão realmente acompanhando a sua palestra.

Risos e aplausos numa das apresentações, por sua vez, tiram a concentração e provocam a curiosidade dos participantes que estão escutando outro palestrante diferente.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Profissão de organizador de eventos não está entre as condenadas à extinção


Os profissionais de eventos não parecem estar assim tão "em alta" no mercado de trabalho, mas também não são uma das categorias profissionais condenadas à extinção, segundo pesquisas recentes divulgadas pela Career Cast e a revista Exame.

Segundo a revista Exame (Brasil 2014), as 10 profissões mais em falta no Brasil seriam:

1) técnicos
2) operadores de produção (não confundir com produtores de eventos!)
3) contadores e profissionais de finanças
4) trabalhadores de ofício
5) operários
6) Engenheiros
7) motoristas
8) secretárias, assistentes administrativos e pessoal de apoio de escritórios
9) representantes de vendas
10) mecânicos

Já segundo a Career Cast (EUA 2014), entre as profissões mais ameaçadas de extinção estariam:

1) carteiro
2) agricultor/trabalhador do campo
3) leitor de medidor
4) repórter de jornal
5) agente de viagens
6) lenhador
7) comissário de bordo
8) operador de furadeira industrial
9) trabalhador da impressão gráfica
10) inspetor tributário

terça-feira, 15 de julho de 2014

Senado aprova criação de cargos temporários para grandes eventos

De olho nas Olimpíadas de 2016
O Senado aprovou hoje (15/07) a Medida Provisória 640/2014 que cria em caráter temporário cem Funções Comissionadas de Grandes Eventos (FCGE), destinadas a atividades relacionadas com as Olimpíadas de 2016. O texto foi aprovado em forma de Projeto de Lei e sege agora para sanção da presidente da República.

As atividades de direção, chefia e assessoramento na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça poderão ser exercidas, privativamente, por servidores públicos efetivos e militares da União, dos estados ou do Distrito Federal em exercício na secretaria.

Mais informações no site do Senado >>>

Alerta no Reino Encantado

Casos de pedofilia são denunciados na Disney
Nos últimos oito anos, 35 funcionários da Disney World foram detidos acusados de envolvimento com delitos sexuais relacionados com crianças, seja por assédio ou por posse de pornografia infantil, segundo acaba de noticiar a TV norte-americana CNN.

Entre as profissões dos funcionários detidos se encontram: guarda de segurança, costureira, guia VIP, responsável da atração Reino Animal, empregado de loja de presentes e vários empregados da manutenção.

Disney World é, sem dúvida, uma das empresas com maior nível de excelência na prestação de serviços, tendo-se tornado uma referência para os profissionais de eventos e turismo do mundo todo. Mas, como nada é perfeito, vale a pena ficar atentos para o que precisa ser melhorado.

sábado, 12 de julho de 2014

Quem foi que disse que perdemos a Copa?


Quem foi que disse que perdemos a Copa? A nossa seleção perdeu a taça, mas o Brasil deu um show impressionante fora de campo, superando expectativas e ganhando a simpatia e o respeito de todos pelo profissionalismo e a elegância com que organizou a Copa do Mundo!

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Goteira resolve pingar bem no meio da careca do palestrante


Uma cliente de eventos alugou duas tendas 10x10m e reclamou muito com os responsáveis durante a montagem, pois a estrutura de ferro estava bastante amassada e um pouco enferrujada.

Mas ela não sabia do pior: no meio do evento começou a chover, e a tenda estava cheia de buraquinhos, fazendo com que alguns pingos de água caíssem na cabeça do palestrante.

O palestrante, por acaso um careca daqueles que chegam a brilhar (rsrs), tentou amenizar brincando sobre o assunto com os participantes. Mas o constrangimento foi generalizado.

Isso aconteceu em Brasília, em um evento organizado por um órgão público, no ano de 2014.

Calendário de Feiras e Negócios do Brasil - UBRAFE - 2015

Calendário de Feiras UBRAFE - 2013
Em setembro próximo será lançado, em São Paulo, o Calendário de Feiras da UBRAFE - União Brasileira de Promotores de Feiras. Os colegas Profissionais de Eventos devem se manter atentos para ficar sabendo onde e quando irão acontecer boas oportunidades de trabalho em 2015.

A UBRAFE é uma entidade privada, fundada em 1986, que representa as instituições responsáveis pela promoção, operação e montagem das principais feiras de negócio do Brasil.

CICB - Centro Internacional de Convenções do Brasil >>>

#superandoexpectativas!


Todos nós adoramos a surpresa de receber algo a mais quando
menos esperamos - #superandoexpectativas!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Você sabia que existe uma Academia Brasileira de Eventos e Turismo?

Foto: Sérgio Junqueira Filho - divulgação

Nem todos os profissionais de eventos sabem, mas existe no Brasil uma Academia Brasileira de Eventos e Turismo - ABEVT. Sim, uma academia concebida como outras tantas academias, com direito a cadeiras numeradas para os seus membros e fardão vistoso para ser utilizado por eles durante as solenidades oficiais.

A foto acima foi feita na segunda-feira passada, durante a posse da nova Diretoria Executiva da ABEVT para o período 2014-1015, que ocorreu paralela à uma homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Conheça a Academia Brasileira de Eventos e Turismo >>>