Glossário de termos utilizados em eventos

Nesta página pretendemos reunir, de forma breve e objetiva, os significados de alguns  termos e expressões utilizados na produção e realização de eventos.
Contamos com a sua colaboração!

balao de ar quente
Balão de ar quente: Confeccionado em diferente formatos e tamanhos, pode ser utilizado também como mídia para divulgação de marca de patrocinadores.

Blimp: Conhecido também como "balão blimp" ou "balão de propaganda", são balões infláveis com gás hélio, de diferentes formatos e tamanhos, utilizados como mídia para divulgação geralmente de logomarcas de patrocinadores. São confeccionados em PVC e geralmente contam com iluminação interna, o que lhes permite utilização noturna. São de fácil manuseio e grande visibilidade.

box truss estrutura
Box Truss: Estrutura modular de fácil manuseio e montagem, fabricada em alumínio ou aço carbono de alta resistência. Possui quatro modelos comuns que se diferenciam pela sua capacidade de carga: Q15, Q20, Q25 e Q30. O box truss Q15 é o mais simples, leve e prático. Não precisa de mão de obra especializada para sua instalação e é utilizado geralmente como suporte para iluminação, telas de projeção, banners, etc. O box truss Q30, por sua parte, foi projetado para suportar cargas mais pesadas e se emprega geralmente como estrutura para shows, palcos e eventos de grande porte.

traducao simultanea central interprete
Central de intérprete: Unidade que permite que o intérprete simultâneo escute e fale ao mesmo tempo, sendo realizada a transmissão de forma clara e nítida por meio de microfones do tipo heaset.



Certificado: Documento que comprova que o indivíduo fez um curso, participou em evento ou esteve presente em algúm lugar, porém não possui o valor de mercado de um diploma. Geralmente é confeccionado em papel tamanho A4, com gramatura entre 150g e 250g. Pode ser impresso em gráfica ou diretamente em impressora comum (jato de tinta ou laser). Contêm informações básicas sobre o evento (nome, data, local, realizadores, patrocinadores, etc.) e o nome do participante, podendo indicar o tipo de participação (palestrante, organização, participante, etc.).

Cyber space: Local montado dentro do ambiente de um evento que permite aos participantes acesso à internet. Pode ser montado de forma simples, com mesas e cadeiras ou banquetas, ou criando-se ambientes mais acolhedores, utilizando-se formatos de estandes de tipo básico ou especial. Os cyber spaces passaram a formar parte importante de eventos corporativos, técnicos e científicos, tendo em vista a necessidade que os profissionais enfrentam atualmente de manter acesso freqüente à rede mundial de computadores. 

Interpretação consecutiva: Modalidade de interpretação na qual se divide a fala em segmentos que são traduzidas consecutivamente. Enquanto o orador fala o intérprete escuta, e após determinado intervalo de tempo, o orador realiza uma pausa e o intérprete então comunica na outra língua a o que foi dito pelo orador. Tendo em vista que orador e intérprete não falam de forma simultânea, esta modalidade de interpretação ocupa aproximadamente o dobro do tempo da interpretação simultânea, diminuindo ainda a fluencia natural da fala do orador. 

Interpretação simultánea: Nessa modalidade, os intérpretes formam duplas para cada língua e ficam sentados em cabines a prova de som e recebem pelos fones de ouvido o que é dito em um idioma e, por meio de microfones ligados aos receptores dos participantes, transmitem simultaneamente, em outro idioma, as palavras do orador. A interpretação simultanea é mais utilizada em congressos e reuniões de grande quantidade de pessoas, e possibilita que o orador faça a sua apresentação sem interrupções.

sistema octanorm
Octanorm: Sistema modulado em alumínio utilizado em montagem de estandes. Baseia-se em tubos de alumínio com oito laos (daí o nome "octanorm"), vários comprimentos e ranhuras onde se encaixam diversos tipos de travessas (retas, curvas, estreitas, largas). Ver Sistema octanorm.


projetor multimidia projecaoProjetor multimídia: Os projetores de vídeo, também conhecidos como ata-show, utilizam um canhão luminoso para exibir as imagens procedentes de um computador (ou de outro dispositivo que gere imagens) em um telão ou na parede. A avaliação da luminosidade do projetor é feita por meio de uma medida denominada ANSI lumens. Quanto maior for essa taxa maior será a luminosidade do projetor. Mas assim como nos monitores de vídeo, a resolução de um projetor também pode influenciar na qualidade da imagem. Quanto maior seja a resolução, melhor será a definição da imagem exibida.

receptor traducao simultaneaReceptores para interpretação simultânea: Equipamento eletrônico portátil, com vários canais individuais, que permite ao ouvinte escutar vários idiomas transmitidos simultâneamente. Utilizado na modalidade de interpretação simultânea, popularmente conhecido como "tradução simultânea", existe nas opções de transmissão VHF e Infravermelho.
transmissor interpretacao simultanea
Transmissor de Interpretação simultânea: Unidade eletrônica fixa, ligada à central de intérprete por meio de cabos. Instalado no local do evento, transmite a voz original dos intérpretes para os receptores, garantindo elevado nível de qualidade na transmissão.

transmissor portatil interpretacao simultaneTransmissor portátil para interpretação simultânea móvel: Este transmissor permite realizar a interpretação simultânea môvel. Utilizado conjuntamente com os receptores para interpretação simultânea, este transmissor facilita a comunicação, sendo possível realizar a comunicação em movimento, no caso de visitas de grupos a instalações físicas. Pode ser utilizado também apenas como meio de comunicação para o trabalho de um guia ou monitor em visitas dirigidas em locais onde os elevados níveis de ruido possam dificultar a escuta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário